Pontos positivos e pontos negativos de estudar Medicina no Paraguai.

Pontos positivos e pontos negativos de estudar Medicina no Paraguai.Postado: 13/10/2015


Muitos brasileiros estão imigrando para o Paraguai em busca de novos objetivos quer seja para trabalhar, investir em novos negócios ou até mesmo estudar em um país estrangeiro. Por isso vamos destacar Pontos positivos e pontos negativos de se estudar Medicina no Paraguai.

O Paraguai é o país que possui uma das maiores colônias de nacionalidade Brasileira.

O Paraguai além de possuir muitas faculdades de graduação muito boas, também proporciona uma política econômica propícia para quem quer investir no país. Lógico que é comprovado que a maioria dos brasileiros que vão para o Paraguai o fazem para estudar medicina, e isso ocorre por vários motivos que serão enumerados abaixo.

1 . Para estudar no Paraguai não precisa de vestibular

Isso mesmo aqui no Paraguai nenhuma faculdade aplica vestibular para o aluno poder ingressar na faculdade, ele somente precisa fazer a matrícula para poder iniciar o curso de medicina. O que acontece em algumas faculdades é a aplicação de um curso de nivelamento, como o nome já diz é um período de adaptação que o aluno passa para poder se equiparar em conhecimentos com algum outro aluno que porventura já tenha um curso técnico na área da saúde ou já tenha domínio dos conhecimentos básicos da medicina.

2 . O valor da mensalidade é bem acessível para a maioria dos que buscam por cursos de graduação aqui no Paraguai.

Este é um dos maiores motivos da procura pelo curso de medicina no Paraguai: o valor das mensalidades.

No Paraguai o valor mensal pago pelos estudantes à faculdade chega a ser mais de 80% mais barata que comparado com outras faculdades do Brasil. O valor é sempre variável, pois ele muda conforme a cotação do dólar ou guaranis, moeda nacional do Paraguai.

Aqui vale ressaltar que, as faculdades no Paraguai são tão bem aparamentadas quanto as do Brasil, o nível de ensino também não deixa a desejar, e, em se tratando de carga horária e conteúdo disciplinar eles são planejados conforme as do brasil, justamente pelo fato de que a maioria dos estudantes que fazem faculdade no Paraguai são brasileiros e pretendem voltar para exercer medicina no seu país natal.

| Leia também: Estudar medicina no Paraguai: Tudo o que você precisa saber para se legalizar e estudar no país.

  1. O Custo de vida é baixo em ralação a muitos outros países.

Outro motivo que atrai muitas pessoas para quer seja estudar ou trabalhar no Paraguai é o custo de vida.

O custo de vida nas cidades paraguaias, é mais barato em comparação com outros países. Um exemplo é o custo de energia e água, eles são em soma quase 70% mais barato que outros países latino-americanos.

Outro exemplo é o aluguel que gira em torno de R$ 500,00, com 01 quarto, sala, cozinha e banheiro, o que no brasil sairia quase o dobro dependendo da região que se encontra o imóvel.

O bom é que sempre existe lugares com quartos ou repúblicas que alugam quartos, ou quitinetes próximo as faculdades, o que facilita muito a vida dos universitários pois não demanda muito tempo de deslocamento assim como há uma grande economia no transporte. Outro fator que é relevante a se ressaltar é que o transporte público aqui custa 50% menos que no Brasil, o que gera uma economia muito grande para quem depende deste transporte.

Agora a alimentação já não tem muita diferença com o Brasil, tanto que muitos Paraguaios vão até o Brasil para fazer suas compras lá porque a variedade de produtos é maior.

É indiscutível que esses são os maiores motivos da procura, por estrangeiros, pelo curso de medica no Paraguai a cada ano aumentar consideravelmente. Mas como nem tudo são flores, eu vou citar alguns dos motivos pelos quais fazem alguns desses interessados pensar duas vezes ao vir estudar no Paraguai.

  1. Revalidação do diploma

Em síntese é um processo pelo qual o graduado no estrangeiro em Medicina deverá passar para que este possa exercer sua profissão de médico no seu país de origem. Neste caso os estudantes que se formarem em medicina no Paraguai para que possam exercer sua carreira no Brasil devem realizar a prova do Revalida.

É um exame brasileiro que é elaborado pelo INEP e consiste em revalidar os diplomas de medicina expedidos fora do país.

| Leia também como funciona o processo de reconhecimento do diploma estrangeiro de medicina, o Revalida

  1. Idioma do curso

Há muitas dúvidas a respeito do idioma do curso de medicina, como há muitos brasileiros fazendo faculdade no Paraguai tem gente que acha que tem aulas em Português, mais não, as aulas são todas ministradas no idioma do país que é o espanhol.

Boa parte dos professores entende o português, e permitem que, devido ao grande número de estudantes brasileiros, eles, até um certo período, façam trabalhos e provas em português, mas vale um esforço para falar e escrever em espanhol para aproveitar e se familiarizar com o idioma, pois vai chegar uma hora que tudo deverá ser em espanhol.

O próximo ponto não chega a ser um empecilho, mas como demanda tempo e um pouco de dinheiro, muitos param no meio do caminho.

  1. Documentação para matrícula

Para você realizar a matrícula você vai precisar dos seguintes documentos: formulário de matricula; cópia de constância de entrada no país (feita na Aduana), tem que levar duas cópias do carnê migratório, e duas fotos 3×4.

Dentre os documentos você terá que apresentar a certidão de nascimento ou casamento; cópia de identidade, histórico escolar do ensino médio e certificado de conclusão do ensino médio.

Tudo deverá ser autenticado, em algum cartório sua da cidade.

Juntado todos esses documentos eles deverão ser apresentados no consulado do Paraguai.

OBS: Não podemos esquecer que as universidades cobram que todos os documentos devam contar com carimbos do MRE e do MEC em Asunción no Paraguai.

Portanto aqui começa a dificuldade de muito alunos, pois como o curso de medicina é em tempo integral, eles não dispõem de muito tempo para realizar todo esse processo. Aqui que a CIM Consultoria ajuda a realizar o seu sonho, você não precisa se preocupar com nada, nós fazemos toda sua documentação e matrícula para que você possa focar somente nos conteúdos ministrados nas aulas e assim seguir seu sonho de ser um grande médico.


Comentários

Facebook

WhatsApp chat