Grade Curricular e carga horária do curso de MedicinaPostado: 13/10/2015

É inegável que o curso de Medicina tem se mostrado uns dos cursos de graduação mais procurados ultimamente, ainda mais no Paraguai e na maioria dos casos por estrangeiros. Mas será que vale a pena fazer medicina em outro país? Aqui começam a surgir dúvidas sobre o curso, tais como carga horário, matérias estudadas, será que equivale com as do Brasil? Por isso vamos falar um pouco sobre a Grade Curricular e carga horária do curso de Medicina.
Leia sobre: Mitos e Verdades sobre estudar Medicina no Paraguai
São inúmeros os motivos pelos quais o curso de medicina é muito procurado em todos os cantos de mundo: Primeiro pela recompensa de sempre estar ajudando as pessoas que se encontram em estado de necessidade.
Segundo porque o campo de atuação do profissional de medicina é enorme, ele pode clinicar, ser cirurgião, pode atender mulheres, homens, idosos, bebes, é um mundo de possibilidades, pois são mais de 50 especialidades médicas para escolher.
Terceiro e não menos importante é a flexibilidade de horário, o profissional que faz seu horário, a não ser que ele seja um funcionário público que tem que seguir a escala de serviço, fora isso ele atende no horário que ele determinar, lógico não esquecendo da premissa que quanto mais você trabalha, mais você recebe, então…
E quarto, na minha opinião é o fator que mais atrai as pessoas para este campo de atuação, é o dindim, o retorno financeiro na área da saúde é sempre grande.
Lógico que, nem tudo são flores, primeiro porque, para chegar lá, você tem uma árdua jornada de estudo, trabalhos e plantões, tem também o fato de que você vai ter que sempre estar se atualizando: uma técnica nova, uma nova doença, um novo tratamento etc., isso sem mencionar na abdicação do tempo de lazer com a família e os amigos.
Mas para quem escolheu fazer medicina, vamos ao que interessa, o curso de graduação forma o clínico Geral, que é aquele médico que pode tratar casos que não envolvem cirurgias, não envolve casos ginecológicos específicos e nem obstétrico, e também só atende adultos.
Agora se o profissional quer atuar em uma área específica ele tem que fazer uma especialização, conhecida aqui no Paraguai como residência médica.
O curso de medicina na maioria dos casos tem duração de 06 (seis) anos, e as aulas são, geralmente, em período integral, ficando difícil conciliar trabalho estudo e lazer neste período. Ele é dividido em três etapas:
- Nos 02 (dois) primeiros anos os alunos têm contato com disciplinas teóricas que formam a base de conhecimentos fundamentais, ou seja, o raciocínio clínico do aluno, onde os conteúdos são voltados para as matérias de Anatomia, Biofísica, Biologia, Bioquímica, Embriologia, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Histologia, Imunologia, Microbiologia, Patologia;
- No 3° e 4° ano, o foco são as doenças, os alunos passam a estudar os diversos tipos de doenças, sua evolução, os efeitos no corpo humano e também como tratar e/ou prevenir os sintomas, por isso a principal disciplina estudada durante esta fase é a Epidemiologia. Aqui os alunos entram em contato com pacientes e aplicam o que aprenderam nos primeiros anos;
- E nos últimos dois anos, no caso no 5° e 6° ano, eles vão para a parte prática, e os alunos passam a atuar dentro dos hospitais sempre sobre intensa observação dos médicos formados. Eles passam por treinamento e aprende na prática os procedimentos de atendimento em emergências e em cirurgias. Aqui no Paraguai é conhecido como internato médico.
Esses são os estágios que vão resultar na carga horária do curso de medicina. Aqui no Brasil quem regulamenta a carga horária de todos os cursos superiores é o Ministério da Educação (MEC).
A graduação em Medicina segundo o MEC deverá conter uma carga horária mínima de 7.200 horas, que serão distribuídas em 6 anos, no caso a duração do curso. Existem algumas universidades que oferecem programas ainda mais extensos.
Aqui no Paraguai, já viabilizando os alunos que cursam a faculdade aqui, mais querem ou vão atuar no Brasil, as faculdades respeitam essa carga horária mínima de 7200 horas, variando de 7800 horas à 10.000 horas, assim como a grade curricular compõem quase todas as mesmas matérias que as universidades Brasileiras.
Segue abaixo a listagem das matérias lecionadas em umas das universidades aqui no Paraguai (varia de facu para facu, mais em tese as específicas são sempre as mesmas):
No primeiro ano os conteúdos são:
- Anatomia
- Histologia
- Biofísica
- Biologia
- Guarani
- Medicina Comunitária
Já no segundo são:
- Fisiologia
- Microbiologia
- Bioquímica
- Nutrição
- Epidemiologia
- Saúde Pública
- Bioestatística
No terceiro ano:
- Patologia
- Fisiopatologia
- Farmacologia
- Medicina da Família
- Antropologia Social
- Metodologia da Pesquisa
- Ética Médica I
No quarto:
- Ginecologia
- Medicina I
- Cirurgia I
- Dermatologia
- Oftalmologia
- Imagem Médica
- Ética Médica II
- Terapêutica e Toxicologia
- Traumatologia
No quinto
- Clínica Pediátrica
- Medicina II
- Cirurgia II
- Pneumologia
- Medicina Legal
- Urologia
- L.R
- Psicologia e Psiquiatria
E por fim, no sexto ano:
- Estágio Supervisionado
- Ciclos de Internato
Quando comparada a grade curricular daqui do Paraguai com a grade do Brasil, pode dar a impressão de que está diferente, que aqui faltam matérias que tem aí no Brasil, mais o que acontece é que aqui, certas matérias estão incorporadas com outras, como por exemplo a matéria de cardiologia pode estar incorporada na matéria de Medicina I ou Medicina II, assim como oftalmologia e outras matérias.
Depois de terminar toda a carga horária do curso, e se formar médico, o aluno já pode exercer como clínico geral.
Mas se você deseja ser um médico especialista, você vai ter que estudar um pouco mais, pois vai ter que fazer uma especialização, e o tempo de duração varia de acordo com a especialidade escolhida. Algumas especializações duram até quatro anos. Abaixo alguns tipos de especialidades:
- Cardiologia
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Plástica
- Clínica Médica
- Dermatologia
- Anestesiologia
- Ortopedia e Traumatologia
- Medicina Intensiva
- Ginecologia e Obstetrícia
- Medicina do Trabalho,
- Oftalmologia
- Otorrinolaringologia
- Pediatria
- Psiquiatria
- Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Lembrando que aqui no Paraguai você encontra desde graduação, especialização até mestrado e doutorado.
Procure, pesquise e escolha a melhor opção de Universidade para você, mas não esqueça que para você conseguir se formar médico aqui no Paraguai você tem que ter toda a documentação paraguaia, então não pense muito e venha CIM Consultoria Internacional Mercosul.
Ligue +595 0981203981
+55(45)999420250
ou +595983687668 e tire todas suas dúvidas.