fbpx

Estudar medicina no Paraguai. Como se legalizar e estudar no país.

Estudar medicina no Paraguai. Como se legalizar e estudar no país.Postado: 13/10/2015

Estudar medicina no Paraguai

Estudar medicina no Paraguai: Tudo o que você precisa saber para se legalizar e estudar no país.

Se você está optando por buscar oportunidades no país vizinho, conheça aqui a documentação que você vai precisar junto com os tramites que tem que fazer para se legalizar e estudar medicina no Paraguai em pouco tempo.

Acompanhe tudo o que você precisa saber para se legalizar no Paraguai e estudar medicina no país.,

Se você também está pensando em mudar para o pais vizinho e quer começar a estudar em alguma das faculdades do Paraguai, vai ter que fazer um processo de legalização para obter a documentação correspondente antes de dar início aos seus estudos.

O Paraguai vem se tornando uma das melhores opções para quem quer estudar no país, um dos motivos é o valor da mensalidade dos cursos de graduação mais acessível, muitos escolhem estudar medicina no Paraguai pela notável diferença de preço com estudar no Brasil.

Também o custo de vida nas cidades paraguaias, é muito mais barato em comparação com outros países vizinhos como Argentina e Uruguai. Além disso, a qualidade da educação é muito boa, pelo que o Paraguai é um excelente destino para iniciar seus estudos.

Dependendo do tempo que você queira morar e estudar no Paraguai, vai ter duas opções para se legalizar no país.

A primeira delas é a Radicação Permanente, é uma autorização de residência para estrangeiros de qualquer nacionalidade e que desejem se estabelecer no Paraguai de forma definitiva.

A segunda é uma Admissão Temporária, sendo para pessoas que não vão se estabelecer no Paraguai de forma definitiva, e só ficaram no país por um prazo de tempo curto.

Uma vez que você receba seu cartão de Radicação Permanente, você poderá solicitar sua Cédula de Identidade Paraguai (RG ou RNE no Brasil).

| Leia também: 4 dicas para estudar no Paraguai

Qual visto é melhor para estudantes?

Com qualquer dos 2 você poderá dar início aos seus estudos, mas tem duas diferenças para considerar:

  • Com o visto provisório você poderá estudar com normalidade, mas ele expira em 2 anos e vai ter que solicitar o visto permanente 90 dias antes da data de expiração; caso contrário você perdera tudo e não poderá continuar estudando.
  • Com o visto permanente você poderá estudar e não vai precisar fazer renovação de nenhum documento, e vai receber sua cédula de identidade Paraguaia (RG ou RNE).

Que documentos são necessários?

Para visto provisório:

  • 3 copias simples do RG
  • Certidão de nascimento ou casamento ou averbação de divórcio original e 1 cópia autenticada.
  • Histórico escolar do ensino médio original e uma cópia autenticada.

Para o visto permanente:

  • 3 copias simples do RG.
  • 2 copias autenticadas no Brasil da certidão de nascimento ou casamento ou averbação de divórcio.
  • Histórico original e uma cópia autenticada.
  • Cópia autenticada do diploma (caso tenha).
  • Permissão de noventa dias da aduana.

Que tramites tenho que fazer?

Para dar início ao processo você vai ter que validar os documentos necessários. Depois enviar para o advogado de imigração no Paraguai.

Ele vai iniciar o processo para obter seu visto seja provisório ou permanente.

Tenha em consideração que depois de obter seu visto permanente, recebera seu cartão de autorização de residência. Posterior a isso a Cédula de Identidade Paraguaia.

| Leia também: Regularização da migração paraguaia para cursos superiores

Quanto tempo demora o processo?

O processo de obtenção de Autorização de Residência Permanente leva até 90 dias a partir da apresentação do pedido. Assim, vai levar 1 semana para assinar a documentação e no máximo 90 dias para ter sua Cédula Paraguaia.

Algumas dicas importantes

  • A legalização de documentos estrangeiros é processada no Consulado do Paraguai no país de origem. Posteriormente, no Ministério das Relações Exteriores do Paraguai.
  • A certificação ou legalização pelo método da Apostila é concedida pelos países membros da Convenção de Haia. A apostila é emitida pela autoridade designada no país de origem do documento.
  • Os requisitos para a demonstração de solvência econômica não são exaustivos. Podendo credenciar a referida solvência com meios legais de vida que permitam a subsistência do solicitante.
  • Os cenos de 18 anos de idade devem estar acompanhados por pais para a assinatura do Pedido de Depósito.
  • Os candidatos com menos de 14 anos de idade não precisam do certificado de antecedentes criminais, judiciais ou policiais.

O processo pode ser longo e um pouco exaustivo, além disso você vai precisar de falar espanhol para fazer tudo você sozinho, então a melhor recomendação e você procurar uma Consultoria para iniciar o processo.

Na CIM Consultoria Internacional Mercosul somos especialistas, consulte nossos serviços, fale com um especialista da CIM pelo WhatsApp e receba toda a informação que precisa para se tornar cidadão paraguaio e estudar medicina no Paraguai.


Comentários

Facebook

WhatsApp chat