fbpx

Mitos e Verdades sobre estudar Medicina no Paraguai

Mitos e Verdades sobre estudar Medicina no ParaguaiPostado: 13/10/2015

Mitos e Verdades sobre estudar Medicina no Paraguai

São muitas dúvidas que podem surgir na hora de escolher outro país para estudar, especialmente quando se trata do curso de medicina, Conheça as verdades de estudar medicina no Paraguai. Por isso trazemos para vocês os mitos e verdades sobre estudar medicina no Paraguai e tudo o que você precisa saber.

  1. Não existe vestibular nas faculdades Paraguaias?

Totalmente certo, no caso das faculdades particulares, não existe a necessidade de realizar vestibular, basta a matrícula para garantir sua vaga no curso e começar a estudar.

 

  1. É necessário fazer um curso preparatório para ingressar em medicina?

Varia de acordo com a faculdade que você deseje ingressar, geralmente existem de ambos os tipos, aquelas que preferem que o aluno possua conhecimentos básicos em biologia, química, e outras matérias. Como também existem as que não precisam ter esses conhecimentos e você consegue ingressar e começar seus estudos automaticamente só com a matrícula.

 

  1. Tem aulas em português para alunos brasileiros?

Isso é um mito, como o idioma oficial do Paraguai é o espanhol, todas as aulas são ministradas no mesmo idioma, tanto para alunos brasileiros como para alunos de qualquer outra nacionalidade.

Mas não se preocupe, no início você poderá falar em português, mas aulas serão ministradas em espanhol; o bom é que você já vai treinando o idioma; pois conforme for avançando no curso, você não poderá mais continuar falando ou escrevendo em português sem que seja descontado da pontuação final dos seus exames.

 

  1. É necessário revalidar o diploma para exercer no Brasil?

Sim é necessário. Após você concluir seus estudos e obter o diploma, para conseguir trabalhar na sua profissão no território brasileiro vai ser necessário fazer a revalidação do diploma através do exame revalida ou através de complementação.

Leia mais sobre Como funciona o processo de reconhecimento do diploma estrangeiro de medicina, o Revalida.

 

  1. Menores de idade não podem ingressar numa faculdade no Paraguai?

É um mito, basta ter concluído o ensino médio para ingressar em uma faculdade no Paraguai, os requisitos geralmente são os mesmos que uma faculdade do brasil, e ser menor de idade não vai te impedir de ingressar.

 

  1. Quem tem curso na área da saúde consegue eliminar matérias e diminuir o tempo de formação?

É um mito, todos os alunos devem iniciar no primeiro semestre e o tempo de formação vai ser o mesmo que para os outros, ou seja 6 anos. A eliminação de matérias só será válida se forem do curso de medicina para medicina.

Mas é logico que ter um curso na área da saúde vai te ajudar bastante, você vai ter conhecimentos importantes que vão ajudar em seu desempenho acadêmico.

 

  1. Estudar no Paraguai é mais fácil do que estudar no Brasil?

É um mito, estudar no Paraguai tem o mesmo nível de dificuldade do que estudar no Brasil. Sabemos que Medicina é um curso unificado; então indiferentemente do país que você decida estudar, as matérias são praticamente as mesmas; pois falam da mesma coisa: o corpo humano, e é algo que não muda conforme as nacionalidades. Então as doenças e até os tratamentos são bem parecidos.

A maioria das pessoas acha que é mais fácil pelo fato de não ter que prestar o exame vestibular; mas na verdade você vai ter de estudar em dobro para depois passar no processo de revalidação.

Lembrando que essa prova não existe para os que se formam no Brasil, então seria como prestar um vestibular no final do seu curso.

Leia mais sobre Dicas para Estudar Medicina no Paraguai

 

  1. A duração do curso é menor que no Brasil?

É mito! O curso de medicina tem uma duração de 6 anos, sendo distribuídos assim: 5 anos de sala de aula, onde você vai adquirir conhecimentos teóricos e práticos em laboratórios e também em hospitais que, serão aplicados no último ano do curso, que seria 1 ano de internato.

 

  1. Tem pouquíssimos brasileiros estudando no Paraguai atualmente?

É mito! Na maioria das faculdades do Paraguai para cursos de Medicina e até para outros cursos. O 94% dos alunos são Brasileiros; apenas 6% é paraguaio ou de outra nacionalidade.

 

  1. É necessário ter visto do Paraguai para estudar?

Sim é verdade! No Paraguai é necessário ter o visto para residir e estudar, além disso para receber seu título de médico; uma das exigências é ter o visto permanente! por onde você comprova que residiu e estudou no Paraguai por 6 anos de curso.

 

  1. Qualquer tipo de visto serve para estudar no Paraguai?

É mito! Existem 2 tipos de visto o temporário e o permanente. O visto temporário tem validade por 2 anos com a possibilidade de renovação para visto permanente. E o visto permanente como seu nome explica, vai te garantir permissão para residir no país de forma permanente.

Leia mais sobre Estudar medicina no Paraguai. Como se legalizar e estudar no país.

 

  1. O visto temporário é mais fácil e mais barato?

É mito, O visto temporário e o visto permanente tem o mesmo custo e exigem os mesmos documentos; porem o visto temporário só serve para os 2 primeiros anos e depois você vai ter que fazer toda a documentação de novo e pagar o mesmo valor para obtê-lo.

Além de que tem o risco de que no período de renovação do temporário para o permanente; se o prazo de emissão se estender, você não vai conseguir prestar seus exames e pode perder os anos cursados na faculdade.

Leia mais sobre Porque estudar medicina no Paraguai?

O Paraguai é um país em crescimento e cada dia está agregando coisas novas, mas sem perder sua cultura; assim nossa recomendação para você que vai estudar e morar aqui é, mergulhar na cultura do Paraguai você vai se apaixonar por costumes e tradições. Que vem de muitos anos atrás, mas que fazem desse país um destino único.

Então por essas e muitas outras razões você pode se motivar a vir estudar no Paraguai, se você tem alguma dúvida sobre o processo de documentação ou legalização aqui no País, não fique na dúvida, venha falar com um dos nossos consultores.


Comentários

Facebook

WhatsApp chat