Autores da TV Globo Debatem a Força das Telenovelas Brasileiras no Rio2C

Artigo do Blog

maio 29, 2025 Gabriel Melo 0 Comentários
Autores da TV Globo Debatem a Força das Telenovelas Brasileiras no Rio2C

Autores da Globo e a Reinvenção das Telenovelas Brasileiras

Falar de cultura pop no Brasil é, sem dúvida, falar de telenovela. Poucos formatos dialogam tanto com o público quanto essas histórias diárias, postas em horário nobre e consumidas de norte a sul do país. No Rio2C 2025, um dos eventos mais relevantes do setor audiovisual, as autoras Manuela Dias e Rosane Svartman mostraram que esse fenômeno ainda está longe de esgotar sua força.

No palco da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, as duas dividiram experiências de bastidores e destacaram porque suas obras, como 'Vale Tudo' (a nova versão assinada por Manuela) e 'Dona de Mim' (de Rosane), permanecem em alta nos debates sobre identidade nacional, justiça social e até política. O segredo, segundo elas, está na ousadia dos roteiros, no uso de ganchos que prendem o espectador e na coragem de testar novos caminhos, mesmo em um produto tão tradicional.

Narrativas Que Evoluem e o Impacto da Globo

Narrativas Que Evoluem e o Impacto da Globo

A Globo ocupa um lugar difícil de ignorar: é responsável por cerca de 90% da renda das bilheteiras nacionais e 88% dos ingressos vendidos no país, conforme dados recentes apresentados no evento. Isso significa que, além da tradição, existe uma enorme máquina de inovação e pesquisa por trás dessas novelas que estão sempre em movimento.

Durante a conversa, Manuela Dias explicou que a chave para manter o interesse do público está em trabalhar narrativas próximas do cotidiano, mas nunca previsíveis. Ela lembrou casos em que a participação dos espectadores, inclusive nas redes sociais, influenciou o desenrolar das tramas. "O brasileiro gosta de se ver na TV, mas quer se surpreender. Ninguém quer assistir sempre a mesma história", pontuou.

Rosane Svartman foi além e disse que muitas das mudanças nas novelas atuais passam por parcerias, seja com consultores externos, roteiristas de outras gerações ou até startups de tecnologia. "É fundamental estar sempre atento ao que toca as pessoas. Por isso a gente inova não só no roteiro, mas na forma de contar: visual, trilha, edição... Tudo entra na conta."

Além do painel das autoras, o Rio2C recebeu outros profissionais da Globo que participaram de workshops sobre liderança, novos formatos e tendências de consumo de conteúdo esportivo – mostrando que, mesmo com toda tradição, a emissora busca se adiantar e não perde chance de se conectar com a audiência.

O debate também esbarrou na pressão por resultados. O sucesso das telenovelas é medido em audiência, mas hoje as redes sociais e as plataformas digitais entram nessa conta, mudando o jeito que histórias são escritas e vividas. Os profissionais da Globo deixaram claro que, se depender deles, o folhetim brasileiro só tem a crescer na era digital.

  • Aposta em temas atuais faz as novelas criarem debates nacionais;
  • TV Globo lidera bilheteria e audiência, mas busca se reinventar constantemente;
  • Relação mais próxima com a internet influencia os rumos das tramas;
  • Cooperação entre gerações e novas tecnologias é prioridade no setor.

No encontro, ficou evidente: as novelas seguem pulsando no coração dos brasileiros e estão mais vivas do que nunca, sempre em busca do próximo grande momento da dramaturgia nacional.


Autor

Gabriel Melo

Gabriel Melo

Sou um jornalista especializado em notícias, com uma paixão por escrever sobre os acontecimentos diários no Brasil. Trabalho para um grande portal de notícias e adoro manter meu público informado sobre o que está acontecendo em nosso país.


Posts Relacionados

Escreva um comentário